domingo, 12 de agosto de 2012

A minha tristeza com o mercado em 06/08/2012

Bom-dia!


É interessante a imprevisibilidade do mercado. Por mais que usemos de técnicas de análise que constituem padrões estudados há décadas pelos experts, ainda assim o mercado pode acabar nos passando a perna e acabarmos até em prejuízo!

Aqueles que acompanharam o mercado no dia 6 de agosto deste ano de 2012 talvez não tenham se frustrado como aconteceu comigo, já que o dia foi bom para o IBOV.

Figura 1: IBOV em 12/08/2012

Tendo eu estudado recentemente todos os ativos do IBOV com preço menor do que R%15,00 (i.e ativos de baixo preço), eu havia estimado que em torno de 8 ativos haveriam de subir nos pregões seguintes, tais como BTOW3 e DASA3. A Figura 2 contém o grid no dia seguinte, sendo que muitos dos ativos selecionados (em azul) haviam sido selecionados no dia anterior.

Figura 2: Grid dos ativos de preço baixo de 07/08/2012
com alguns ativos selecionados
Como não tenho muito dinheiro, não pude dar ordens de start-compra para todos os ativos, tendo antes que me contentar com apenas um. Ou seja, de todos os 6 a 8 ativos que eu havia estimado que subiriam, eu teria que apostar em um deles para colocar neste a minha ordem de compra. Para meu azar, eu escolhi DASA3, cujo setup tinha sido um candle positivo fazendo a Média Móvel Ponderada de 9 períodos ter sua derivada segunda praticamente igual a zero (d² (mmp[9])/dt == 0) vinda de uma queda considerável, ou seja, a média estava praticamente nivelada.

Resultado: TODOS os ativos que eu havia selecionado subiram, menos DASA3. E lá fiquei eu vendo o mercado subindo e as minhas 'previsões' dando sucesso menos num único ativo, este justamente o que eu havia escolhido. Foi uma experiência bastante ruim.

Nalgum tempo depois comprei outros ativos do mesmo grid, sendo que no dia seguinte eu ainda esperei se a DASA3 não viria a subir "atrasada", e o resultado foi negativo. O que eu pude concluir foi uma boa lição de setup: aquele que eu havia detectado só tem validade mesmo se a derivada segunda fica realmente igual a zero ou ainda um pouco positiva, mas nunca um pouco negativa. Um candle de confirmação também teria sido interessante, ainda que diminuindo o lucro.

Bom, fica aí a minha experiência sobre a imprevisibilidade do mercado, bem como a possibilidade de nós cometermos falhas em nossas análises. Vivendo e aprendendo!


Bons trades,

Martin Bittencourt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!